A Bahia é uma região do Brasil que se destaca pela sua cultura, história, música, arte e, claro, gastronomia. A culinária baiana é uma das mais ricas e diversificadas do país, resultado da mistura de influências indígenas, africanas, portuguesas e outras. Os pratos típicos da Bahia são cheios de sabor, aroma, cor e personalidade, capazes de agradar os mais variados paladares. Neste artigo, conheceremos alguns dos principais pratos da cozinha baiana e as suas características e também aprender a fazer um delicioso Acarajé da Bahia.
Acarajé e Abará
Um dos pratos mais famosos e populares da Bahia é o acarajé, um bolinho feito com massa de feijão-fradinho, frito no azeite de dendê e recheado com camarão, vatapá, caruru, vinagrete e pimenta. Vende-se acarajé nas ruas, pelas baianas, que usam roupas brancas e turbantes coloridos, sendo considerado um patrimônio cultural do Brasil. O abará é uma variação do acarajé, cozido em folhas de bananeira em vez de frito. Ambos os pratos são típicos do candomblé, uma religião afro-brasileira, e têm um significado simbólico para os seus adeptos.
Vatapá
O vatapá é um prato cremoso feito com leite de coco, amendoim, pão francês, farinha de mandioca, castanha de caju, gengibre e camarão. Servido como recheio do acarajé ou acompanhado de arroz e caruru. O vatapá tem origem africana e é um dos pratos mais tradicionais da Bahia. O seu nome vem do termo iorubá “vata”, que significa mingau, e “pá”, que significa engrossar.
Caruru
O caruru é um cozido de quiabos com camarão seco, temperos e azeite de dendê. Servido com vatapá, arroz, farofa e salada. O caruru também tem origem africana e é um prato típico do candomblé. Ele é oferecido aos orixás, as divindades dessa religião, e aos convidados em festas e cerimônias. O caruru é especialmente preparado no dia 27 de setembro, dia de Cosme e Damião, os santos gêmeos da Igreja Católica, sincretizados com os orixás Ibejis.
Moqueca baiana
A moqueca baiana é um prato de peixe ou frutos-do-mar cozido em um molho de tomate, cebola, coentro, pimentão e azeite de dendê. Servida com arroz, farofa e pirão. A moqueca baiana é uma adaptação da moqueca capixaba, feita sem o azeite de dendê e com urucum. A moqueca baiana é mais colorida e aromática do que a capixaba, e tem um sabor mais marcante. Portanto, é um prato que representa a diversidade da culinária baiana, que combina elementos da cozinha indígena, portuguesa e africana.
Conclusão
A culinária baiana é uma das mais ricas e variadas do Brasil, e os seus pratos típicos são uma verdadeira explosão de sabores e cores. Os pratos baianos são feitos com ingredientes locais, como o azeite de dendê, o leite de coco, o quiabo e o camarão, e têm influências de diversas culturas, como a indígena, a africana e a portuguesa. Os pratos baianos também têm um valor cultural e religioso, por estarem ligados ao candomblé, uma religião afro-brasileira que é muito presente na Bahia. Experimentar os pratos típicos da Bahia é uma forma de conhecer um pouco mais sobre a história, a cultura e a identidade desse povo tão alegre e acolhedor.
Receita
Vamos então à receita de acarajé, um prato típico da Bahia que consiste em bolinhos de feijão-fradinho fritos no azeite de dendê e recheados com camarão, vatapá, caruru e outros ingredientes. Aqui está uma receita simples e fácil de seguir:
Ingredientes:
- 500 g de feijão-fradinho quebrado e sem casca
- 1 cebola média picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- ½ litro de azeite de dendê para fritar
- Recheios de sua preferência (camarão seco, vatapá, caruru, vinagrete, etc.)
Modo de preparo:
- Coloque o feijão-fradinho em uma tigela e cubra com água. Deixe de molho por pelo menos 12 horas, trocando a água algumas vezes.
- Escorra o feijão e bata no liquidificador com a cebola, o sal e a pimenta até formar uma massa homogênea e firme. Se necessário, adicione um pouco de água para facilitar o processo, mas não deixe a massa muito mole.
- Transfira a massa para uma tigela e bata com uma colher de pau por cerca de 15 minutos, até que fique aerada e leve.
- Aqueça o azeite de dendê em uma panela funda e larga, em fogo médio-alto.
- Com a ajuda de duas colheres, modele os bolinhos de acarajé e frite-os no azeite quente, virando-os para dourar por igual. Cuidado para não deixar o azeite muito quente, por poder queimar os bolinhos por fora e deixá-los crus por dentro.
- Retire os bolinhos com uma escumadeira e escorra em papel absorvente.
- Corte os bolinhos ao meio e recheie com os ingredientes de sua escolha. Sirva quente ou morno.
Essa receita rende cerca de 15 acarajés. Espero que goste desta receita! Deixe seu comentário de como ficou a sua. Nos siga nas redes sociais e acompanhe nosso blog.
Você também pode gostar de ler:
- Direita ou Esquerda? Qual sua posição?
- A Evolução dos Aviões e o Futuro da Aviação
- Transformações no Aeroporto de Congonhas
- Israel e Palestina, entenda o conflito
- TAM 3054: Nunca é apenas um motivo