Rio Branco é a capital do estado do Acre, localizada na Região Norte do Brasil. É a cidade mais populosa e desenvolvida do estado. Rio Branco fica às margens do rio Acre, que dá nome ao estado e à região histórica onde ocorreu a Revolução Acreana, no início do século XX.
A origem de Rio Branco
A cidade surgiu no final do século XIX, com a chegada de nordestinos que buscavam a extração da borracha na Amazônia. A região era disputada entre o Brasil e a Bolívia, que a chamava de Província de Acre. Em 1882, fundou-se o povoado de Volta da Empresa, às margens do rio, que depois passou a se chamar Penápolis, em homenagem ao coronel José Plácido de Castro, líder da Revolução Acreana.
No ano 1903, após a assinatura do Tratado de Petrópolis, o Brasil incorporou definitivamente o território e criou o Departamento do Alto Acre, tendo Penápolis como sua capital. Em 1904, teve então seu nome mudado para Rio Branco, em homenagem ao diplomata José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, responsável pela negociação do tratado.
Desenvolvimento
O desenvolvimento de Rio Branco esteve ligado ao ciclo da borracha, que durou até a década de 1940. Nesse período, a cidade recebeu imigrantes de diversas partes do mundo, principalmente espanhóis, portugueses, libaneses, italianos e também turcos. Portanto essa mistura cultural se reflete na arquitetura, na gastronomia, assim como nas tradições da cidade.
Em 1962, o Acre foi elevado à categoria de estado então, Rio Branco se tornou sua capital. A partir da década de 1970, a cidade passou por um processo de urbanização e modernização, com a construção de rodovias, pontes, aeroporto e universidades. Atualmente, é o principal centro financeiro, corporativo, político e cultural do estado.
As atrações de Rio Branco
Rio Branco oferece diversas opções de lazer e também cultura para seus moradores e visitantes. Entre as principais atrações estão:
- O Palácio Rio Branco: sede do governo estadual é também um dos símbolos da cidade. Foi construído em 1930 e possui um estilo neoclássico. No seu interior, há um museu que conta a história do Acre e da Revolução Acreana.
- O Mercado Velho: um dos pontos mais tradicionais da cidade, onde se pode encontrar produtos típicos da região, como artesanato, frutas, peixes e temperos. Inaugurado em 1928 e depois reformado em 2007.
- O Casarão: uma construção histórica que abriga o Memorial dos Autonomistas, dedicado aos líderes políticos que lutaram pela autonomia do Acre. Construído em 1910 e restaurado em 1999.
- O Calçadão da Gameleira: uma área de lazer à beira do rio Acre, onde se pode apreciar a natureza e assistir ao pôr-do-sol. Há também bares, restaurantes e quiosques que servem pratos regionais.
- A Catedral de Nossa Senhora de Nazaré: a principal igreja católica da cidade, construída em 1959. Possui uma arquitetura moderna e um vitral que retrata a padroeira da cidade.
Portanto se seu destino for o Acre, Rio Branco não te deixará sem ter com o que se distrair! Está cidade pode oferecer bons lugares para se divertir e se hospedar. Contudo não deixe de provar sua culinária saborosa e também curtir a hospitalidade local.
Você também pode gostar de ler:
- Direita ou Esquerda? Qual sua posição?
- A Evolução dos Aviões e o Futuro da Aviação
- Transformações no Aeroporto de Congonhas
- Israel e Palestina, entenda o conflito
- TAM 3054: Nunca é apenas um motivo